Arquitetura andróide
1. Android
2. Roteiro 1. O que é o Android 2. Características 3.
Histórico e Versões 4. Arquitetura Android 5. Elementos da Aplicação 6. Ciclo
de Vida 7. Ferramentas 8. Montagem do Ambiente 9. Estrutura de Diretórios 10.
Android Market 11. Casos de Uso 12. Sites recomendados
3. O que é o Android Segundo Lecheta (2010), o Android é uma
plataforma de desenvolvimento para aplicativos móveis como smartphones e contêm
um sistema operacional baseado em Linux, uma interface visual rica, GPS,
diversas aplicações já instaladas e ainda um ambiente de desenvolvimento
bastante poderoso, inovador e flexível.
4. Características Código fonte é
open source; Foi baseado no kernel 2.6 do Linux (responsável por gerenciar a
memória, os processos, threads e a segurança); Possui um kit de
desenvolvimento Java chamado Android SDK; Existe um
SGBD nativo, o SQLite. Tem suporte a gráficos 3D baseado na especificação 1.0
da OpenGL ES.
5. Atualização das versões É liberada
normalmente pela fabricante do aparelho; É gratuita; O processo de
upgrade de SO é fácil.
6. Arquitetura Android A arquitetura do sistema operacional
Android é divida em camadas, onde cada parte é responsável por gerenciar os
seus respectivos processos. (Lecheta, 2009) .
7. Arquitetura Camada de
Aplicações, onde se localizam todos os aplicativos que são executados
sobre o sistema operacional, tais como, cliente de SMS e MMS, cliente de email,
navegador, mapas, calculadora, dentre outros. Camada de
Bibliotecas é a camada que possui as bibliotecas C/C++ que são utilizadas
pelo sistema, e também bibliotecas de multimídia, visualização de camadas 2D e
3D, funções para navegadores web, funções de aceleradores de hardware,
renderização 3D, funções para gráficos, fontes bitmap e vetorizadas e funções
de acesso a banco de dados SQLite. Camada de
Runtime, nessa camada se instancia a máquina virtual Dalvik, criada para cada
aplicação executada no Android. Essa maquina virtual é a melhor referente a
desempenho, maior integração com a nova geração de hardware e projetada como executar
vários processos paralelamente.
8. Arquitetura Camada de Kernel
Linux, o núcleo do sistema operacional Android é derivado do kernel 2.6 do
Linux, herdando diversas características dessa plataforma. Parte importante que
se utiliza do Linux na concepção do Google Android é o de controle de
processos, gerenciarem memória, threads, protocolos de rede, modelo de drives e
a segurança dos arquivos.
9. Elementos da Aplicação Activities (Atividades); É
representado por uma tela na aplicação. Possui interface de usuário composta
por Views, componentes gráficos, eventos e etc. Services (Serviços); Código sem
interfaces de usuários, que rodam em background. Possuem ciclo de vida próprio.
10. ElementosBroadcast Receivers (Receptor deBroacast);
Trata a reação de evento externo, é um mecanismo de alerta.Content Providers
(Provedores deConteúdo). Para compartilhar dados entre aplicativos. Armazenar e
recuperar dados em um repositório.
11. Ciclo de vida de uma aplicaçãoAs Atividades representam
uma classecom elementos a serem executados assimque forem chamados. E cada
Atividadepossui um ciclo de vida que varia desdesua criação até o momento do
término daaplicação.
12. Ciclo de VidaOnCreate• este método é criado quando a
atividade é iniciada.OnStart• método chamado quando a aplicação fica visível
para o usuário.OnResume• é o método chamado quando a aplicação irá interagir
com o usuário.
13. Ciclo de VidaOnPause• método chamado quando o sistema
está prestes a retomar uma outra Atividade.OnStop• este método é chamado quando
a aplicação não estiver mais sendo executada.OnDestroy• método chamado quando a
aplicação já terminou, ou quando o sistema necessita finalizar uma atividade.
14. Ciclo de VidaOnRestart• necessário quando uma aplicação
estiver prestes a ser chamada novamente.OnFreeze• método a ser chamado quando
pode- se salvar o estado de uma atividade. (PEREIRA, 2009).
15. Ferramentas O SDK é suportado
pelos SO`s: Windows XP, Vista e Windows 7; Mac OS X 10.5.8 ou posterior;
Linux JDK 5 ou JDK 6 (apenas a JRE não é o suficiente). IDE recomendada é o Eclipse; Plugin ADT (Android Development Tool):
DDMS (Dalvik Debug Monitor Service); QEMU (Emulador). JDK é um grande
pacote para trabalhar com Java: o compilador Java (javac), Java Debugger
(javadb) , JVM(Java Virtual Machine), Java empacotador (jar) e a
ferramenta para geração de documentação (javadoc). JRE é composto pela JVM e
pela biblioteca de classes Java utilizadas para execução de aplicações Java.
16. Montagem do ambiente Baixar e descompactar o SDK; Instalar
o plugin ADT; No Eclipse: Menu Help Install New Software Add
https://dl-ssl.google.com/android/eclipse Instalar os pacotes Menu Window
Android SDK and AVD Manager Install packages Criar uma máquina virtual: Menu
Window Android SDK and AVDManager Virtual devices
17. Project Name: nome doprojeto.Build Target: Versão
doAndroid.Application Name: Título daaplicação.Package Name: Nome
dopacote.Create Activity: Nome daatividade principal.Min SDK Version:
Éautomaticamentopreenchido de acordo com aversão do Android.
18. Estrutura de Diretórios
19. Diretórios src Pasta quem
contém as classes java. gen Contém a classe R.java que é gerada
automaticamente e permite que a aplicação acesse qualquer recurso como arquivos
e imagens utilizando as constantes desta classe. assets
Contém arquivos opcionais ao projeto, como uma fonte customizada. res Contém
os recursos da aplicação, como imagens, layouts de telas e arquivos de
internacionalização. drawable Pasta com as imagens da aplicação. layout
Contém os arquivos XML de layouts para construir as tela. values Contém os arquivos XML utilizados para a
internacionalização da aplicação e outras configurações.
20. AndroidManifest.xml É um arquivo de configuração que
descreve os elementos da aplicação, as classes de cada componente a ser
utilizado, qual o tipo de dado ele pode tratar, quando pode ser ativado, ou
seja, serve para definir os dados de cada elemento.
21. AndroidManifest.xml Além da configuração obrigatória da
classe principal da aplicação, é necessário informar ao AndroidManifest.xml que
no projeto existem outras classes. É obrigatório esse registro para que seja
possível a utilização das demais classes e também paraque o Android saiba qual
ação executar.
22. AndroidManifest.xml
23. Android Markethttp://www.android.com/market/ É um site que ajuda a distribuir, divulgar, publicar aplicativos
Android. O objetivo do site é fornecer aos desenvolvedores de aplicativos um
lugar comum para disponibilizar suas aplicações.
24. Android Market Preparação Teste
a aplicação de todas as maneiras possíveis;
Especifique um ícone; Remova os arquivos de backups e logs; Defina um
número de versão. Obter um Certificado Digital Assinar o aplicativo
Registrar-se no Android Market pagando uma taxa simbólica de US$ 25,00; Fazer um upload do aplicativo.
25. Casos de Uso Monografias que abordam desenvolvimento
para Android: Chamilo Mobile: Integrando Mobilidade
com o Aprendizado Ana Dolores Lima Dias Bacharel em Sistemas de Informação
Faculdade Católica do Tocantins Hemomóvel: Uma
aplicação móvel para Centro de Hematologia e Hemoterapia baseada na tecnologia
Android Danilo de Oliveira Queiroz Bacharel em Ciência da Computação
Universidade Federal do Tocantins - UFT Canal Youtube: dan7develop
Desenvolvimento de um protótipo de aplicação móvel no Sistema de
Informação da Atenção Básica Laercio Pontin Bacharel em Ciência da Computação
Universidade Federal do Tocantins - UFT
26. Sites recomendados http://www.android.com
http://www.portalandroid.org http://diariodoandroid.com.br
http://androidblog.com.br http://www.blogdoandroid.com http://pt.androidzoom.com
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